Sobre Nós

“Nature is not a place to visit. It is home.”

Mushi é um projecto familiar, cultivado a cada dia com amor e dedicação. Carinhosamente incubada em Almada, a Mushi continua a expandir as suas raízes numa simpática quinta sobre o Tejo.

img_20160407_194905

 

E porque tudo o que é feito com amor floresce…na nossa estufa “florescem” cogumelos!

 

Mushi© é um projeto de essência artesanal, dedicado à promoção de práticas de consumo ecológicas e naturais e assente no comércio justo e na produção responsável e sustentável. Apostamos no conceito de Grow it yourself, e apresentamos uma gama de produtos à base de cogumelos. O projeto tem por base o método tradicional japonês de cultivo em troncos de árvore para produção de um modo artesanal e mais próximo do desenvolvimento natural da espécie utilizada, e desenvolve mini-troncos naturais ready-to-grow para produção em casa de saborosos cogumelos shiitake, e infusões medicinais para que possam disfrutar de todo o sabor e propriedades do shiitake numa chavena de chá! 

Os nossos cogumelos são produzidos segundo o método tradicional japonês de cultivo em troncos de árvores para produção de um modo artesanal e mais próximo do desenvolvimento natural da espécie utilizada. A espécie Lentinula edodes (conhecida como Shiitake) é um fungo decompositor da madeira, que se desenvolve naturalmente em troncos. Obtêm-se assim, através de um processo completamente natural, sem utilização de fertilizantes artificiais ou pesticidas, cogumelos de grande qualidade, sabor e autenticidade, e com alto valor nutricional e gastronómico. 

Os nossos produtos são preparados na Cozinha Partilhada de Alfazina, em Almada, uma incubadora dedicada a pequenas empresas do setor alimentar, e que a Mushi integra desde 2016.

 

Porquê Mushi?

Moshi moshi é um olá caloroso e familiar do Japão, a cultura cujo riquíssimo conhecimento tradicional inspirou o nosso projecto. E mushi é também o diminutivo de mushroom, a vida que carinhosamente fazemos crescer!

 

Quem somos

Quando o amor pela natureza se junta ao espírito curioso de cientista e ao bichinho empreendedor, um sonho nasce. Mushi é esse sonho tornado realidade.

O projecto não nasceu das mãos de agricultores, mas de mãos que aprendem com paixão, a cada dia, os segredos da natureza. Nasceu de mãos que já seguraram livros e manuais, mãos que criaram ciência, mãos que ensinaram outros a inovar e empreender…até ao dia em que decidiram trocar tudo pelo vento, pelo sol e o cheiro da terra…e dos cogumelos!

Talvez as raízes falem mais forte, e seja esta a herança que recebemos. Ou talvez a tranquilidade do campo e a terra nos pés seja um apelo demasiado irresistível. Mas estas mãos, acabadas de agarrar um novo desafio, de mangas arregaçadas e prontas para o longo caminho a percorrer, hoje encontraram a felicidade, e procuram levar um pouquinho dessa riqueza até cada um de vós.

Uma vez cientista, cientista para sempre. Hoje a estufa é o nosso pequeno laboratório, e a natureza a nossa ciência. 

 

Raquel Antunes,  bióloga por vocação, consultora de patentes de profissão, (aspirante a) agricultora por paixão

Roxi, fiel companheira rafeirolas, ajudante agrícola na caça às lesmas e caracóis. A melhor das companhias!

Família “Mushi”, o melhor back office do mundo!

 

 

Os nossos cogumelos

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Fresco, cozinhado, numa sopa ou simplesmente num chá reconfortante, este é o alimento que não vai querer deixar de fora de sua dieta. É um reconhecido nutracêutico, com inúmeras propriedades cientificamente demonstradas:

1. Estimula o sistema imunitário

2. Previne o cancro

3. Combate a obesidade, regula o colesterol e suporta a saúde cardiovascular

4. Antimicrobiano

5. Fonte de vitamina D

 

O cogumelo Shiitake é um segredo milenar da medicina tradicional oriental. Este cogumelo, conhecido na dinastia Ming como “o elixir da vida”, é usado na medicina tradicional oriental há mais de mil anos pelas reconhecidas propriedades terapêuticas. Contém lentinano, um composto aprovado como medicamento no Japão há várias décadas, e cujos estudos científicos têm vindo a demonstrar as respetivas propriedades terapêuticas, nomeadamente na prevenção e tratamento do cancro. 

Estes cogumelo é também reconhecido pelo seu valor nutricional. Quase sem calorias (20kcal em média por cada 100g) e com baixo teor de gorduras, os cogumelos guardam ainda um valor considerável de proteínas, sendo que em termos comparativos o valor nutritivo dos cogumelos pode ser equiparado ao do leite e da carne, sendo significativamente mais nutritivo que a maioria dos legumes. Identificado como um superalimento, com baixo teor calórico, rico em proteínas, fibras e complexos vitamínicos, é a opção perfeita para quem quer manter uma alimentação saudável e cuidar da linha.

A elevada concentração de potássio torna os cogumelos aliados naturais no combate à hipertensão, desempenhando também um papel importante no metabolismo celular e no funcionamento do sistema nervoso e muscular.

 O seu elevado teor em fibras auxilia o funcionamento do intestino, actua no controle do colesterol e na prevenção das doenças cardiovasculares.

 O seu consumo regular ajuda também à ingestão de vitamina A e C, vitaminas do complexo B e em minerais.
A água representa mais de 90% da composição dos cogumelos, o que aliado ao seu baixo teor calórico torna este alimento a opção perfeita para quem quer manter uma alimentação saudável e cuidar da linha.